HOSPITAL DO HOMEM 2026 - PUP - 728x90px
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Menu
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Search
Close this search box.
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Menu
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Início AMBIENTE DE TRABALHO

Empresa que não cuidar da saúde mental de funcionários será penalizada’, alertam especialistas

16 de outubro de 2025
in AMBIENTE DE TRABALHO
0
Empresa que não cuidar da saúde mental de funcionários será penalizada’, alertam especialistas

A partir do ano que vem, ansiedade, estresse, burnout e outros riscos à saúde mental causados no ambiente de trabalho podem render penalização. A Nova Norma Regulamentadora 1 (NR-1), atualizada pelo Ministério do Trabalho e que entra em vigor em maio de 2026, obriga empresas de todo o país a identificar e gerenciar riscos psicossociais dos funcionários. Nesta quinta-feira (16), especialistas baianos alertaram sobre as implicações da NR-1 e deram dicas de como se adequar e promover um ambiente psicologicamente saudável.

“Com a inclusão do mapeamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, por meio da NR-1, as empresas têm a obrigação de identificar e gerenciar, através de programas, os riscos que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Questões como estresse ocupacional, assédio moral, ansiedade e esgotamento mental passam agora a integrar as políticas de saúde e segurança do trabalho”, explicou o psiquiatra Rogério Jesus, presidente da Associação Baiana de Psiquiatria e diretor da Clínica Vale Viver.

O especialista sinalizou também que a norma traz um foco importante na capacitação e treinamento. “Empresas que priorizam a saúde mental dos seus colaboradores não apenas previnem multas e possíveis ações trabalhistas, mas adquirem uma vantagem competitiva sustentável”, reforçou.

“O crescente número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, que figuram entre as principais causas de concessão de benefícios previdenciários, atesta a urgência de uma abordagem mais abrangente, que considere os aspectos biopsicossociais. Ou seja, a saúde mental deixou de ser uma pauta secundária para se tornar um vetor estratégico no ambiente de trabalho”, reforçou a psicóloga Aline Gonzaga, coordenadora Clínica Vale Viver.

Fórum na Bahia

Para orientar o setor produtivo sobre as novas exigências e apresentar soluções práticas de adaptação, a Clínica Vale Viver, instituição especializada há mais de 15 anos em saúde mental e dependência química, vai promover o 1º Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional – O Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, no dia 31 de outubro, a partir das 8h, em Lauro de Freitas.

O evento reunirá especialistas da área de saúde ocupacional, empresários e gestores de RH para discutir os desafios e as oportunidades trazidas pela nova regulamentação. No fórum, também será lançado oficialmente o novo produto corporativo da clínica, voltado à elaboração de planos de trabalho para a NR-1 e ao desenvolvimento de programas internos de apoio psicológico e promoção de ambientes saudáveis.

“Cuidar da saúde mental dos trabalhadores transcende o mero cumprimento regulatório, é a forma mais inteligente de otimizar o capital humano, assegurando um ambiente de trabalho seguro, um bom clima organizacional, além de um ambiente mais seguro e produtivo”, afirmou Dra Aline.

Interessados em participar do evento devem solicitar inscrição no e-mail eventos@clinicavaleviver.com.br.

Mais informações:
Dois Assessoria de Imprensa
Cadu Freitas – *71 98853-5602
Fabiane Pita – *71 99983-2725

Previous Post

Limpurb instala novo Ponto Verde em Paripe

Next Post

Explosão na Estação Pirajá deixa mulher com 47% do corpo queimado

Next Post
Explosão na Estação Pirajá deixa mulher com 47% do corpo queimado

Explosão na Estação Pirajá deixa mulher com 47% do corpo queimado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  DESTAQUES
Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo 16 horas ago
Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas 16 horas ago
Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro 17 horas ago
Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames 22 horas ago
Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico 1 dia ago
Próximo
Prev
HOSPITAL DO HOMEM 2026 - PUP - 300x250px

NOTÍCIAS RECENTES

Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo
COPA DO MUNDO 2026

Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo

23 de junho de 2026

A Copa do Mundo de 2026 prossegue nesta terça-feira (23) com partidas decisivas pelos grupos K e L. Duas das...

Leia mais...
Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

23 de junho de 2026
Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

23 de junho de 2026
Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames

Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames

23 de junho de 2026
Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico

Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico

23 de junho de 2026

SOBRE NÓS

Nosso site é uma plataforma online especializada em fornecer notícias atualizadas, verídicas e pertinentes. Com uma firme dedicação à autenticidade das informações, o objetivo principal é se estabelecer como a fonte confiável de notícias.

CATEGORIAS

  • Notícias

  • Esportes

  • Política

  • Saúde

  • Economia

CONTATO

  • Contato@suburbionoar.com.br

NOTÍCIAS RECENTES

  • Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo

  • Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

  • Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

Copyright ©2023 Suburbio no ar. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Poppy Sites.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.