O aumento da expectativa de vida é uma realidade mundial. O processo de envelhecimento vem acompanhado por uma série de desafios. Nesse processo podem ocorrer alterações que impactam na autonomia e independência do idoso. No entanto, um fator muitas vezes
negligenciado, mas de forte impacto na saúde mental dos idosos, são os conflitos entre gerações — choques de valores, costumes e expectativas entre pais, filhos e netos.
Pensando nessa realidade cada vez mais presente nos lares brasileiros, a Holiste Psiquiatria promove nesta quarta-feira (30), às 19h30, mais uma edição do Encontros Holiste, com o tema: “Conflitos intergeracionais e seus impactos na saúde mental dos idosos”. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório da clínica, em Pituaçu, e contará com duas palestras voltadas ao tema.
A médica Joana América Oliveira, fundadora do Instituto de Gerontologia da Bahia (IG-Bahia), será a primeira convidada da noite, com a palestra “Conflitos intergeracionais na família”. Em sua fala, ela abordará a influência dos conflitos intergeracionais no adoecimento psíquico do idoso.
Na sequência, a terapeuta ocupacional Michelle Campos, coordenadora do Núcleo da Terceira Idade da Holiste, apresentará a palestra “Impactos do sofrimento mental na velhice”.
O Encontros Holiste é voltado a profissionais da saúde, estudantes, familiares e qualquer pessoa interessada nos temas abordados e suas complexidades. A participação é gratuita, com emissão de certificado para estudantes, bastando realizar a inscrição prévia pelo site da Holiste Psiquiatria: www.holiste.com.br/encontros-