A histórica Ponte São João, que conecta os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está passando por um complexo processo de elevação e revitalização. A intervenção é parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Construída em 1860 e reconstruída em 1952, a ponte já passou por diversas reformas, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, a nova etapa busca corrigir desgastes e reforçar a fundação, já que, devido à proximidade com o mar, a estrutura metálica foi afetada por oxidação ao longo dos anos.
O serviço de elevação, conhecido como “macaqueamento”, está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. A técnica consiste em suspender temporariamente a ponte para a substituição dos aparelhos de apoio — dispositivos nos quais a estrutura metálica se assenta sobre a base de concreto.
Com 468 metros de extensão e 9,52 metros de largura, a Ponte São João possui uma superestrutura metálica formada por 15 treliças do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas. Para a elevação, são utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição capazes de monitorar deslocamentos com precisão milimétrica. O processo é gradual, com ciclos de 1 a 2 milímetros até atingir uma elevação de 10 a 15 centímetros, permitindo os ajustes e reforços necessários.
A previsão é que a fase de elevação e reforço seja concluída em meados de 2026, liberando a estrutura para receber os trilhos do VLT.