No Dia Nacional do Socorrista, celebrado em 11 de julho, a CCR Metrô Bahia destacou os 726 atendimentos de primeiros socorros realizados apenas no primeiro semestre de 2025. As ocorrências mais frequentes atendidas pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) envolvem acidentes em escadas rolantes e fixas, quedas nas plataformas de embarque e desembarque, além de casos de mal súbito, desmaios e tonturas. Entre as pessoas socorridas pelos colaboradores da empresa está Marisa Oliveira, mulher que deu à luz na Estação Rodoviária do BRT, em 13 de março deste ano.
A situação ocorreu quando Marisa estava no nono mês de gestação e começou a sentir contrações enquanto aguardava o transporte. Os demais passageiros, ao perceberem o caso, acionaram os socorristas. Além dos agentes, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para auxiliar no nascimento da criança. Na ocasião, mãe e filho foram encaminhados saudáveis para a maternidade.
Assim como ela, milhares de pessoas já receberam os primeiros socorros por parte dos AAS nas dependências do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, seja nas estações de metrô ou nos terminais de ônibus administrados pela concessionária. Em 2024, foram 1.092 atendimentos, sendo 278 no primeiro trimestre.
“A CCR Metrô prioriza a segurança e o bem-estar dos passageiros e colaboradores. A formação dos nossos agentes em primeiros socorros é fundamental para atendimentos em situações de emergência. Nossa equipe está preparada para agir rapidamente e com precisão, minimizando riscos com o melhor atendimento possível”, diz Pedro Mello, gerente Executivo de Atendimento da CCR Metrô Bahia.
O parto
A Agente de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia, Daniele Paranhos, atuou no atendimento do parto. Para ela, que é mãe, ajudar outra mulher a dar à luz foi um momento inédito e de muita alegria. “Não tenho nem palavras para dizer o quanto eu fui agradecida por Deus, de viver esse momento, de acompanhar de perto o nascimento desta criança”, relata.
Daniele relembra ainda como tudo aconteceu. Conta que a cliente deu entrada na estação e informou que estava se sentindo mal. Em seguida, ela foi acionada e, ao perceber que a gestante ia dar à luz no local, não pensou duas vezes em ajudar no parto.
“Comecei a contar as contrações, quando chegou em 30 segundos de contração, eu já falei com a central: ‘ó, a cliente vai ter o neném aqui’. O Samu já tinha sido acionado para seguir com a ocorrência. Ela empurrou umas três vezes e o neném nasceu. A confiança da mãe foi importante, acreditar que a gente estava ali do lado dela para fazer o melhor, deixar o filho dela em segurança, e ela também”, narra ao reforçar sobre a importância do treinamento de atendimento de primeiros socorros, incluindo a capacitação de inteligência emocional, que auxilia no autocontrole em um momento atípico como esse.
Treinamento completo
Os Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da CCR Metrô Bahia são treinados para prestar os primeiros socorros e já conseguiram evitar que muitas situações tomassem uma gravidade maior, a partir do atendimento ou mesmo com o acolhimento necessário para acalmar os clientes durante alguma ocorrência no modal.
Para se tornar um AAS da concessionária, os colaboradores passam por um treinamento intenso, durante cerca de três meses. A formação é ministrada por especialistas de diversas áreas e conta com o ensino do atendimento de primeiros socorros. Os agentes também são aptos a utilizarem equipamentos como prancha de estabilização, desfibriladores e até itens para pequenas suturas. Todo o treinamento para a execução correta dos procedimentos segue regras específicas e obrigatórias orientadas por instituições como o Corpo de Bombeiros Militar e SAMU. Os protocolos são atualizados periodicamente, oferecendo maior confiabilidade para o atendimento das ocorrências. Em casos de menor gravidade, a viatura da concessionária pode fazer o transporte dos clientes até uma unidade de atendimento de saúde.
Além disso, o metrô conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações e terminais possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento, como a unidade de DEA – Desfibrilador Externo Automático. “Em casos mais complexos contamos com a rapidez das equipes do SAMU e Bombeiros, que dão o rápido apoio aos nossos chamados. Eles entendem que já iniciamos os protocolos corretos e a necessidade da presença deles para dar continuidade aos atendimentos é crucial”, detalha Pedro.