O BRS (Bus Rapid System, ou serviço rápido de ônibus, em inglês) visa melhorar a eficiência do sistema de transporte coletivo de Salvador. A afirmação foi feita nesta terça (30) pelo secretário de Mobilidade da capital, Fabrizzio Muller, durante a assinatura da ordem de serviço para implantação do primeiro trecho do modal —que vai do complexo de viadutos Rei Pelé, entre as avenidas Garibaldi e Vasco da Gama, e o Jardim dos Namorados.
O trajeto tem como destino final o aeroporto. A obra, cuja gestão Bruno Reis (União Brasil) prevê entregar até o fim do ano, está orçada em R$8 milhões.
“Todo o projeto BRS, que é um sistema de prioridade ao sistema de transporte público coletivo, já está pronto. Foi um processo muito discutido e tem o objetivo de melhorar a eficiência do serviço do sistema de transporte coletivo nesse trecho da obra. A orla está em obras em Patamares. Esse trecho já está adequado ao conceito de BRS. O que estamos fazendo aqui é iniciar a obra dos trechos que não foram adequados, iniciando pela Conselheiro Pedro Luís”, declarou Muller.
Segundo o secretário de Mobilidade, o projeto contemplará ciclovias em canteiros centrais, enquanto faixas prioritárias serão de uso exclusivo do transporte público. “O BRS sai do Rio Vermelho, a primeira etapa, até o Costa Azul. Do Costa Azul, até Itapuã. A ainda ali da Dorival Caymmy até o aeroporto. A primeira etapa sai do Complexo Rei Pelé e chega aqui, no Largo da Mariquita. Esse é o trecho de obra onde eu tenho efetivamente adequações físicas. O restante são pequenas adequações, canteiros, cilcovias”, disse Muller.
Fonte: bahia.ba