HOSPITAL DO HOMEM 2026 - PUP - 728x90px
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Menu
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Search
Close this search box.
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Menu
  • início
  • Notícias
    • Recentes
    • Entretenimento
    • Economia
    • Emprego
    • Salvador
    • Bahia
    • Cultura
    • Carnaval
    • Animais
    • Música
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Segurança
  • Fale conosco
Início Reciclagem

Campanha promove coleta de pilhas usadas em Salvador nesta quarta

12 de maio de 2025
in Reciclagem
0
Campanha promove coleta de pilhas usadas em Salvador nesta quarta

Campanha mobiliza para conscientizar sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas. - Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Reciclagem, o Ministério Público da Bahia inicia, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Eletron, campanha de mobilização para conscientizar a população sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas.

Existem cerca de 200 pontos fixos, instalados em farmácias e supermercados da capital, que recebem o material de forma permanente. Como ponto de partida da campanha, uma ação de coleta desses itens será realizada na próxima quarta-feira, dia 14, na Estação da Lapa, das 9h às 16h.

Salvador e o descarte de pilhas

“Salvador tem um baixíssimo índice de devolução de pilhas e um elevado consumo. A entrega é fácil e sem custos. Basta levar a pilha usada até uma farmácia ou supermercado que possui o ponto de coleta”, explicou a promotora de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Salvador, Hortênsia Pinho.

Dados da Green Eletron apontam ainda que a capital baiana apresenta um dos menores índices de reciclagem proporcional entre as capitais brasileiras. Com uma população estimada em 2,57 milhões de habitantes, a cidade recolheu apenas 870 kg de resíduos eletroeletrônicos em 2024.

Já a capital pernambucana, Recife, por exemplo, que possui população menor (cerca de 1,5 milhão de habitantes), recolheu no mesmo período quase seis vezes mais, chegando a 4.970 kg.

A promotora destacou que a campanha busca reverter o cenário de baixa de reciclagem em Salvador, e mosrtrar a importância do processo para o meio ambiente.

“A Política Nacional de Resíduo Sólido (Lei Federal nº 12.305/10) estabelece a logística reversa como uma obrigação dos fabricantes e dos revendedores, para que o material usado seja encaminhado para reciclagem, sem se configurar em lixo que polui o meio ambiente. Precisamos fortalecer esse compromisso com um futuro mais verde e responsável, diminuindo a quantidade de resíduos poluentes e reaproveitando esse material para novos insumos”, ressaltou Hortênsia Pinho.

O que pode ser entregue?

Serão aceitas pilhas comuns, usadas no dia a dia, como as de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis. Desde janeiro, a Green Eletron vem fortalecendo a infraestrutura de coleta na Região Metropolitana de Salvador.

Foram instalados seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente distribuídos em estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas. São eles: Estação Águas Claras, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas).

Junto aos cerca de 200 pontos fixos das redes de farmácias e supermercados, os PEVs ampliam o acesso da população a alternativas sustentáveis de descarte, alinhando-se aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A ação na Estação da Lapa acontece na próxima quarta-feira, 14, e faz parte da campanha, que durará 15 dias, com veiculação em diversas mídias, como outdoors e painéis instalados em vários locais da cidade. Já as farmácias e supermercados seguem como pontos permanentes.

Previous Post

Vitória vence de vermelho e preto na Série A após 7 anos de jejum

Next Post

Suspeitos morrem durante confronto com a polícia civil em Salvador

Next Post
Suspeitos morrem durante confronto com a polícia civil em Salvador

Suspeitos morrem durante confronto com a polícia civil em Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  DESTAQUES
Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo 18 horas ago
Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas 18 horas ago
Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro 19 horas ago
Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames 24 horas ago
Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico 1 dia ago
Próximo
Prev
HOSPITAL DO HOMEM 2026 - PUP - 300x250px

NOTÍCIAS RECENTES

Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo
COPA DO MUNDO 2026

Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo

23 de junho de 2026

A Copa do Mundo de 2026 prossegue nesta terça-feira (23) com partidas decisivas pelos grupos K e L. Duas das...

Leia mais...
Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

23 de junho de 2026
Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

23 de junho de 2026
Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames

Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames

23 de junho de 2026
Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico

Após rescindir com o Bahia Gilberto chega a Curitiba e fica perto de ser anunciado pelo Athletico

23 de junho de 2026

SOBRE NÓS

Nosso site é uma plataforma online especializada em fornecer notícias atualizadas, verídicas e pertinentes. Com uma firme dedicação à autenticidade das informações, o objetivo principal é se estabelecer como a fonte confiável de notícias.

CATEGORIAS

  • Notícias

  • Esportes

  • Política

  • Saúde

  • Economia

CONTATO

  • Contato@suburbionoar.com.br

NOTÍCIAS RECENTES

  • Portugal e Inglaterra entram em campo pela segunda rodada da Copa do Mundo

  • Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas

  • Vitória encaminha empréstimo de Walace junto ao Cruzeiro

Copyright ©2023 Suburbio no ar. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Poppy Sites.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.